Nota Oficial – SindimotoSP é contra atos de violência, venham de onde vier!

O SindimotoSP vem a público para lamentar e combater casos de violência ocorridos entre entregadores de aplicativos e clientes, que tem ocorrido com frequência em todo Brasil.

Quando a insatisfação acontece da parte dos clientes, um simples contato com à empresa de aplicativo imediatamente bloqueia os trabalhadores motociclistas, não dando a eles chance mínima ou alguma de defesa.

Insatisfeitos, esses profissionais tem buscado justiça, digamos assim, com às próprias mãos, reunindo-se em grupos e dirigindo-se aos endereços dos clientes. É óbvio que o resultado disso é violência gratuita e imagem negativa para o setor.

A falta de responsabilidade social e assistência aos trabalhadores que as empresas de aplicativos insistem levar adiante, refletem em descontentamento dos entregadores e, de certa forma, na situação descrita acima.

O SindimotoSP ressalta que a culpa dessa situação é única e exclusiva das empresas de aplicativos, que promovem essa injustiça com os entregadores bloqueando-os injustamente, sem dar a eles oportunidade de explicação. A impressão é que os entregadores são os únicos culpados e que devem pagar à conta. Fatos estes errados e que vão na contramão dos direitos trabalhistas conquistados ao longo de décadas de reivindicações.

SindimotoSP, diante dessa tremenda injustiça, repudia veementemente essa atitude frouxa e insensata das empresas de aplicativos com seus trabalhadores cadastrados em suas plataformas e, ainda, a precarização das relações trabalhistas que  promovem no setor de motofrete o caos, inclusive jogando trabalhador contra trabalhador.

O SindimotoSP orienta os trabalhadores motociclistas que não usem ou pratiquem violência contra clientes, mas que, unidos, encaminhem-se para as portas das empresas de aplicativos para reivindicarem seus direitos. Elas é que devem ser responsabilizadas.

O SindimotoSP também salienta que não tem medido esforços para reverter as injustiças cometidas pelas empresas de aplicativos, denunciando cada uma delas no Ministério Público do Trabalho (MPT) que, aliás, já sentenciou algumas em ações civis públicas.

O SindimotoSP segue firme na defesa dos direitos trabalhistas da categoria e afirma que não recuará ou se intimidará até que os entregadores de aplicativos sejam respeitados e tenham seus direitos trabalhistas pagos.

2 comentários em “Nota Oficial – SindimotoSP é contra atos de violência, venham de onde vier!